Um grande incêndio atingiu nesta quinta-feira (2) uma unidade de produção de combustível de aviação da Chevron, perto de Los Angeles, interrompendo o fornecimento de parte do mercado de energia da Califórnia.
Segunda maior refinaria da Chevron nos Estados Unidos, a instalação de El Segundo é responsável por um quinto de todos os combustíveis para veículos automotores e 40% do combustível de aviação consumido no sul da Califórnia.
Não houve registro de feridos e todos os trabalhadores da refinaria foram localizados, informou a porta-voz da Chevron, Allison Cook, em comunicado. A imprensa local relatou que as chamas haviam sido contidas, embora o fogo ainda estivesse ativo na manhã desta sexta-feira.
Ainda não está claro o que causou a explosão na unidade, localizada no subúrbio de El Segundo e que fica perto do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). “Não há impacto conhecido sobre o LAX neste momento”, disse a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
Ainda não se sabe como o episódio afetará a capacidade de produção de combustível de aviação da refinaria, nem se a produção mais ampla foi prejudicada.
Segundo analistas ouvidos pela Reuters, o incêndio não deve ter grande impacto no mercado global de petróleo, mas pode provocar alta nos preços da gasolina na Califórnia, já que o mercado de combustíveis do estado é isolado de outros centros de refino dos EUA, no Meio-Oeste e na Costa do Golfo.
Se a oferta for afetada, a Califórnia poderá importar combustíveis de refinarias do nordeste da Ásia — Coreia do Sul, Taiwan e Japão.
“A equipe de bombeiros da Chevron, junto com socorristas das cidades de El Segundo e Manhattan Beach, estão respondendo ativamente a um incêndio isolado dentro da refinaria El Segundo”, disse Cook, porta-voz da empresa.
Autoridades locais informaram que não foram emitidas ordens de retirada para os moradores próximos, alguns deles residentes de prédios localizados em frente ao complexo.
Em Manhattan Beach, a sudoeste da refinaria, os moradores foram instruídos a permanecer em casa.
Moradores de Los Angeles publicaram vários vídeos do incêndio nas redes sociais, relatando surpresa com o barulho da explosão. Uma câmera da Universidade da Califórnia em San Diego registrou o momento da detonação, logo após as 21h30 de quinta-feira (1h30 de sexta no horário de Brasília).
A bola de fogo no momento da explosão tingiu de laranja o céu da região oeste de Los Angeles, junto com a chama da válvula de segurança da refinaria, acionada em razão do incêndio.
As válvulas de segurança, que emitem colunas altas de fogo, são usadas quando as refinarias não conseguem processar normalmente os hidrocarbonetos.
Em dezembro de 2022, um incêndio isolado na refinaria foi rapidamente contido. Só em 2025, já ocorreram vários incidentes semelhantes em refinarias dos EUA.