O deputado federal Aécio Neves (MG) assumirá a presidência nacional do PSDB no início de dezembro, com a missão de liderar o partido durante a disputa nacional do ano que vem.
A informação, antecipada pela CNN Brasil e confirmada pelo Painel, significa a volta de Aécio a um posto que ele já exerceu entre 2013 e 2017.
Atual presidente do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao partido, ele trocará de lugar com Marconi Perillo, que hoje comanda a sigla. Perillo, que se prepara para disputar o governo de Goiás em 2026, substituirá Aécio no comando do ITV.
Uma das poucas figuras de projeção nacional que permanecem no PSDB, Aécio é hoje um dos principais articuladores do partido.
O objetivo com seu retorno ao comando tucano é retomar o protagonismo da legenda depois de ter definhado nos últimos anos. O discurso é de buscar recuperar pautas como eficiência da máquina pública e responsabilidade fiscal.
Aécio tem dito que o caminho do PSDB é ser uma alternativa responsável de centro, fugindo da polarização entre petistas e bolsonaristas. A meta é eleger cerca de 30 deputados federais no ano que vem, o que seria um salto com relação aos 13 de hoje.
O próprio Aécio ainda não decidiu se disputará novo mandato na Câmara no ano que vem ou buscará retornar ao Senado ou mesmo ao governo de Minas Gerais.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.