A abertura da Oktoberfest, em Munique, o maior festival de cerveja do mundo, foi suspensa nesta quarta-feira (1°) após relatos de explosão e tiroteios na região norte da cidade. Uma megaoperação policial está em curso para determinar se há alguma conexão com o evento, que está em sua segunda semana e teve a abertura dos portões adiada para as 17h.
A decisão foi tomada depois que explosivos foram encontrados em um prédio residencial localizado em uma área distante do evento. Bombeiros atendiam a uma ocorrência, em que uma pessoa morreu após a detonação de um artefato. Segundo o jornal Bild, além da explosão, um tiroteio foi relatado por vizinhos.
Imagens em redes sociais e sites alemães mostram também carros queimados nas proximidades do local.
A polícia informou que o edifício foi incendiado deliberadamente durante uma disputa familiar, que uma pessoa encontrada no local morreu e outra está desaparecida. Forças especiais tiveram que ser chamadas para desativar armadilhas encontradas no prédio. A região está isolada e as aulas em uma escola da vizinhança foram suspensas.
“Estamos investigando todas as possibilidades. Possíveis conexões com outros locais em Munique estão sendo examinadas, incluindo o Theresienwiese”, disse a polícia de Munique em seu canal no WhatsApp, fazendo referência ao local da Oktoberfest.
O tradicional atrai 6 milhões de visitantes anualmente à capital da Baviera e experimenta uma edição muito concorrida neste ano, a despeito de uma tendência mundial de menor consumo de ácool. No sábado (27), a superlotação provocou o fechamento dos portões por cerca de meia hora.