O governo de São Paulo enviou um ofício ao diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, pedindo uma reavaliação urgente das regras da concessão da Enel, alvo de frequentes críticas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O documento é assinado pelos secretários de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Na avaliação da gestão estadual, a revisão é necessária diante dos prejuízos significativos aos consumidores, já que há um desalinhamento entre os indicadores regulatórios e a realidade da população.
Um dos principais critérios a serem avaliados pela Aneel na decisão de renovar ou não a concessão, que vence em 2028, é o cumprimento das metas.
Os secretários argumentam que apenas prever parâmetros com base na duração e na frequência médias não seria suficiente para garantir a qualidade do serviço.
Por isso, haveria necessidade de adotar regras mais rígidas e que teriam peso na decisão sobre renovação da concessão.
A medida vem na esteira de críticas do governador Tarcísio de Freitas ao serviço da companhia. Na semana passada, ele disse que lutaria com “todas as forças até o fim para varrer essa concessionária do nosso estado”.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.