25.3 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Lula brinca que vai levar Janja para conversa com Trump – 29/09/2025 – Brasília Hoje

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (29), em tom de brincadeira, que levaria a primeira-dama Janja para reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A fala aconteceu na abertura da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para Mulheres), em Brasília. Janja, que também estava no palco, riu e fez sinal negativo com a mão.

“Quando eu for conversar com o Trump eu vou levar ela, eu quero que ele veja”, disse o presidente, depois de brincar com a esposa afirmando que ela era a “mulher mais bem-casada do planeta terra”.

O encontro, que dura três dias, reúne cerca de 4.000 mulheres e deve levar à aprovação de resoluções para atualizar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, que serve como base para as ações do governo federal em temas de gênero.

Lula e Trump tiverem um rápido encontro na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, na semana passada. Trump sugeriu, e Lula aceitou, uma conversa —que aconteceria, em tese, nesta semana. O encontro foi divulgado pelo presidente americano ao final de sua fala, em que ele também disse que gostou do brasileiro e que teve uma “excelente química” com o petista.

A conversa entre os dois presidentes ocorreu depois de uma série de interlocutores, tanto de dentro quanto de fora do governo, atuarem para aliviar tensões. Houve sinais do governo americano levados a integrantes da gestão petista diretamente ou por meio de terceiros, como empresários, de que Trump estaria aberto a uma conversa.

O evento em que Lula discursou nesta segunda-feira, a CNPM, teve como presentes as ministras Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Originários), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Wolney Queiroz (Previdência), André de Paula (Pesca), Camila Santana (Educação) e até da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, que deve ser substituído pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

O governo Lula já foi alvo de críticas em relação à representatividade feminina no primeiro escalão. A Esplanada, que nunca chegou a ter paridade de gênero entre os ministros, é atualmente menos igualitária do que quando o presidente assumiu, em 2023. Atualmente 10 mulheres ocupam a chefia de um ministério, entre 38 pastas.

Ministras como Ana Moser, do Esporte, e Daniela Carneiro, do Turismo, foram substituídas por ocupantes homens —André Fufuca (PP-MA) e Celso Sabino (União Brasil-PA), respectivamente. Sabino deixou o governo na semana passada em meio ao desembarque de seu partido da gestão.

Também compareceram governadores, como Raquel Lyra (PSD-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), João Azevedo (PSB-PB), e o presidente do PT, Edinho Silva.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles