O número de motos apreendidas na capital paulista pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) saltou 316% em setembro deste ano. Isto, depois ter entrado em vigor uma bonificação de R$ 1.000 para guardas que participarem da recuperação de motos furtadas, roubadas ou adulteradas.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, foram efetuadas 125 apreensões entre os dias 3 de setembro —quando a medida passou a vigorar— até a última quinta (25). Uma média de cinco motos recuperadas por dia.
Dessas, 42 motos haviam sido roubadas, 29, furtadas e outras 54 com placas adulteradas.
De janeiro a agosto, a GCM havia apreendido 241 motos, ao todo, uma média de 30 por mês.
A bonificação é paga para o guarda ou para toda a equipe da GCM envolvida na ação.
Autora do projeto de lei que institui a premiação, a gestão Ricardo Nunes (MDB) defende que a medida como incentivo a atuação dos agentes no combate ao crime e à circulação de motos irregulares, que inclusive acabam sendo usadas para outros delitos.
Possível candidato ao Governo de São Paulo em 2026, Nunes tem feito da segurança pública a sua principal bandeira neste mandato, com aposta no programa Smart Sampa e na contratação de novos agentes para GCM.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?