O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve, em segunda instância, a decisão de que o vereador paulista Lucas Pavanato (PL) não cometeu crime por violência política por gênero contra duas ex-deputadas de esquerda. A decisão do juiz Ricardo Fiala de Oliveira foi proferida nesta quinta-feira (25).
Pavanato havia sido denunciado, em 2022, por parlamentares e políticas de esquerda em razão do comportamento dele em um evento em abril de 2022 na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, cujo tema era justamente a violência política de gênero.
Entre as denunciantes estavam as ex-deputadas Manuela D’Avila (PCdoB) e Isa Penna (PSOL).
Segundo a denúncia, Pavanato constrangeu mulheres presentes ao evento, como as duas ex-parlamentares, filmando-as e fazendo provocações. Depois, postou o vídeo em suas redes sociais.
Na decisão de primeira instância, o juiz eleitoral Paulo Eduardo Sorci entendeu que não havia no comportamento de Pavanato elementos suficientes para caracterizar a violência política de gênero, um tipo penal relativamente novo.
As ex-deputadas recorreram, mas a decisão foi mantida na segunda instância. Ainda cabe recurso.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?