O órgão regulador da concorrência do Reino Unido garantiu compromissos da Ticketmaster para assegurar que os clientes sejam totalmente informados sobre os preços, após reclamações sobre a venda de ingressos para a turnê da banda britânica Oasis no verão do hemisfério norte, informou o órgão na quinta-feira.
Fãs dizem que esperaram horas em uma fila online para conseguir ingressos, mas descobriram que os preços haviam aumentado quando chegaram ao momento da compra.
Após as reclamações, as autoridades pediram mudanças no sistema de vendas da Ticketmaster.
“As mudanças que garantimos darão aos fãs mais informações sobre os preços e descrições claras sobre o que exatamente eles estão recebendo pelo seu dinheiro”, disse Sarah Cardell, diretora executiva da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).
“Se a Ticketmaster não cumprir essas mudanças, não hesitaremos em tomar outras medidas.” Os compromissos da Ticketmaster, de propriedade da Live Nation, foram estabelecidos voluntariamente e sem qualquer admissão de irregularidade ou responsabilidade, disse a CMA.
O órgão acrescentou que não encontrou nenhuma evidência de que a Ticketmaster tenha usado preços algorítmicos durante a venda. Isso acontece quando os preços dos ingressos são ajustados em tempo real de acordo com mudanças nas condições, como a alta demanda. Apesar disso, muitos fãs acreditam que esse seja o caso.
A Ticketmaster disse que recebeu com satisfação a confirmação da CMA de que não houve preços algorítmicos, práticas desleais e violações da lei do consumidor. “Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, nós nos comprometemos voluntariamente com uma comunicação mais clara sobre os preços dos ingressos nas filas”, afirmou a empresa em um comunicado.