Cinco jornalistas da Folha foram laureados nesta terça-feira (23) na 11ª edição do Prêmio Especialistas em suas respectivas áreas de cobertura.
Em evento realizado pelo Cecom (Centro de Estudos da Comunicação) e pela Plataforma Negócios da Comunicação, profissionais de 26 categorias receberam a honraria.
Do jornal, foram premiados as repórteres especiais Alexa Salomão, em Política, e Cláudia Collucci, em Saúde, a repórter Isabela Palhares, em Educação, a editora do Guia e do caderno Comida, Marília Miragaia, em Gastronomia, e o editor de Livros, Walter Porto, em Cultura.
Alexa Salomão foi editora de economia de 2017 a 2022. Atua na cobertura econômica desde 1994, com destaque para macroeconomia, finanças, energia, infraestrutura e agronegócio. Ao lado dela, foram homenageados na categoria Marcello Corrêa, do Valor Econômico, Christina Lemos, da Record, e Renato Andrade, do Estado de S. Paulo.
Cláudia Collucci é mestre em história da ciência pela PUC-SP e pós-graduada em gestão de saúde pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Está na Folha, entre idas e vindas, desde 1990. Na categoria, além da repórter da Folha, venceram também Bárbara Paludeti, do VivaBem, Mariana Varella, do Portal Drauzio Varella, e Chloé Pinheiro, da Veja Saúde.
Isabela Palhares escreve sobre educação desde 2015. Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, participou do primeiro curso sobre desenvolvimento na primeira infância do ICFJ (International Center for Journalists). Em Educação, também receberam o prêmio Ligia Guimarães, do Valor Econômico, Luiza Tenente, da Rede Globo, e Renata Cafardo, do Estado de S. Paulo.
Marília Miragaia escreve sobre gastronomia desde 2008. Já trabalhou na Revista da Folha, no Guia Folha e no caderno Comida. Na categoria, também foram premiados Arnaldo Lorençato, da Abril, Josimar Melo, do Sabor e Arte, e Patrícia Ferraz, do Estado de S. Paulo.
Walter Porto, editor de Livros, assina a coluna Painel das Letras, sobre literatura e mercado editorial. Foi repórter da Ilustrada e da Ilustríssima. Também foram premiados na categoria Braulio Lorentz, do G1, Charlise Morais, do Estado de S. Paulo, e Daysi Bregantini, da Cult.