
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Masters 1000 de Toronto chega em 2025 com uma escrita curiosa: os três últimos vencedores conquistaram o primeiro grande título da carreira no torneio. Por isso, o site oficial do campeonato elencou os favoritos a manter o tabu neste ano -com o brasileiro João Fonseca entre os candidatos.
MÍSTICA DOS CAMPEÕES EM TORONTO
Alexei Popyrin, Jannik Sinner e Pablo Carreno Busta ainda não possuíam títulos de tal calibre até se sagrarem campeões no Canadá. O australiano conquistou o torneio no ano passado, quando estava fora do top 50; o italiano faturou a taça em 2023 e deu início à sua corrida até virar o número 1; enquanto o veterano espanhol surpreendeu há três anos ao vencer seu primeiro e único Masters 1000.
A coincidência inspirou a competição e elencou dez candidatos a manter essa mística. O torneio reuniu dez entusiastas do tênis para elaborar a lista com base em quem eles acreditam que podem “reivindicar” em Toronto o primeiro Masters 1000 da carreira.
João Fonseca é o nono colocado desse ranking e o único representante fora do top 40. Atual número 47 do mundo, o carioca fará a sua estreia no principal torneio canadense e tem a presença na terceira rodada em Miami como sua melhor campanha em um Masters 1000. Até o momento, ele foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires, do Next Gen, e de três Challengers (Phoenix, Camberra e Lexington).
Muitos olhos devem estar voltados para Fonseca, já que o adolescente brasileiro faz sua estreia em Toronto. O jovem de 18 anos não foge de um grande evento, tendo chegado à terceira rodada em Roland-Garros e Wimbledon.
O carioca também conquistou seu 1º título ATP em Buenos Aires, derrotando o favorito da casa Francisco Cerundolo na final. Se o jovem Jakub Mensik conseguiu erguer o troféu em Miami, não duvide que Fonseca possa fazer o mesmo em Toronto.Site do Masters 1000 de Toronto
O brasileiro de 18 anos foi mencionado junto de integrantes do top 10 e outros nomes de destaque do circuito. Quem encabeça a lista é o norte-americano Ben Shelton, atual 8º da ATP e que vem das quartas de final de Wimbledon. O australiano Alex de Minaur (#13) e o italiano Lorenzo Musetti (#7) completam o “pódio”.
Fonseca é o 37º tenista mais bem ranqueado na disputa canadense. O torneio sofreu com uma série de desistências, entre elas a da trinca Sinner-Alcaraz-Djokovic, devido a lesões e ao calendário recheado de grandes eventos a seguir -Masters 1000 de Cincinatti e US Open até o final de agosto.
O sorteio da chave principal será realizado na tarde desta sexta-feira (25). A definição do chaveamento e dos confrontos ocorre a partir das 13h (de Brasília). A primeira rodada começa no domingo, dia 27.
CANDIDATOS A REPETIR A MÍSTICA NO MASTERS 1000 DE TORONTO
*Segundo o próprio site do torneio
Ben Shelton (#8)
Alex de Minaur (#13)
Lorenzo Musetti (#7)
Frances Tiafoe (#11)
Flavio Cobolli (#18)
Denis Shapovalov (#28)
Félix Auger-Aliassime (#27)
Gabriel Diallo (#35)
João Fonseca (#47)
Alexander Bublik (#30)