
Multiplicam-se, nas redes sociais, imagens da devastação causada pelas inundações no centro-sul do Texas. Nas últimas horas, o vídeo do resgate de uma criança viralizou, em um momento em que já há mais de 50 mortes confirmadas, incluindo menores de idade.
O vídeo em questão, que pode ser visto na galeria acima, mostra o resgate da criança com o uso de um helicóptero. O salvamento, descrito como um “milagre”, aconteceu no Camp Mystic, às margens do rio Guadalupe, onde a água chegou em questão de minutos, na sexta-feira. Mais de 20 crianças que participavam do acampamento cristão estão desaparecidas.
O último balanço oficial aponta 52 mortos, de acordo com autoridades de várias comunidades afetadas pelo desastre — a primeira delas, o condado de Kerr, a leste da cidade de San Antonio.
O xerife do condado de Kerr, Larry Leitha Jr., informou que o número de corpos recuperados subiu para 43, sendo 28 adultos e 15 crianças, após a destruição causada pelas fortes inundações de sexta-feira no rio Guadalupe.
Autoridades de outros condados vizinhos também registraram mortes: três no condado de Burnet, uma no condado de Kendall, uma no condado de Tom Green e quatro no condado de Travis.
O xerife Leitha Jr. explicou que centenas de socorristas ainda estão atuando nas áreas alagadas e que o trabalho continua sendo de “busca e salvamento”, pedindo à população que envie informações sobre familiares desaparecidos, com a última localização conhecida.
Dalton Rice, prefeito de Kerrville — cidade localizada no condado de Kerr, epicentro do desastre, e a leste de San Antonio — afirmou que essa foi a pior enchente na região desde 1987, prevendo um aumento no número de mortes.
Rice informou que “centenas” de pessoas que estavam em acampamentos na região — cerca de 800 no total — foram resgatadas e estão recebendo atendimento em abrigos locais.
As equipes de resgate continuam vasculhando as margens do rio Guadalupe, na região de Texas Hill Country, em busca das meninas que participavam do acampamento e seguem desaparecidas.
Segundo a AP, as colinas ao longo do rio Guadalupe são repletas de acampamentos juvenis e parques de camping centenários, muito populares durante o feriado de 4 de julho.
A tempestade de sexta-feira fez com que as águas do rio subissem oito metros em apenas 45 minutos, antes do amanhecer — mas o perigo ainda não passou.
As chuvas torrenciais continuaram atingindo, no sábado, comunidades nos arredores de San Antonio. As autoridades emitiram alertas e avisos de enchentes repentinas que continuam em vigor.
Helicópteros, barcos e drones seguem atuando no local, procurando vítimas e resgatando pessoas que estejam presas ou isoladas.
“Não vamos parar até encontrarmos todos os desaparecidos”, afirmou Nim Kidd, chefe do Departamento de Gestão de Emergências do Texas.
As autoridades ainda não esclareceram se os acampamentos e os moradores de áreas vulneráveis às inundações receberam alertas adequados e se foram feitos preparativos suficientes, acrescentou a AP.
Leia Também: Europa tem blecautes e também pico de geração solar durante onda de calor