

Durante dois sets, João Fonseca teve muito trabalho diante do competente veterano Pierre Hugues Herbert, de 34 anos, atual número 147 do mundo. Com a torcida da casa o empurrando na Quadra 14 de Roland Garros, o francês foi agressivo e pressionou o saque o brasileiro o tempo todo, mantendo a partida equilibrada. O carioca de 18 anos, porém, foi espetacular nos momentos mais importantes. Venceu dois tie-breaks com um tênis brilhante e disparou na frente rumo a uma vitória por 7/6(4), 7/6(4) e 6/4 que lhe rendeu uma vaga na terceira rodada do torneio parisiense.
É a primeira participação de João Fonseca na chave principal de Roland Garros, e o número 1 do Brasil e 65 do mundo é também o mais jovem tenista do país a ganhar uma partida no torneio desde Thomaz Koch, que tinha 18 anos em 1963.
João agora espera para conhecer seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o britânico Jack Draper (#5) e o francês Gael Monfils (#42). Se Draper confirmar seu favoritismo, ele e Fonseca farão seu segundo duelo. O primeiro foi na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, onde o britânico levou a melhor por 6/4 e 6/0